Economia

Véspera de feriado traz dados de atividade e emprego nos EUA

Yolanda Fordelone - AE No último pregão da semana, véspera de feriado de dia de consciência negra em São Paulo e Rio de Janeiro, um indicador de atividade e outro do mercado de emprego chamam a atenção. “O índice do Fed da Filadélfia sempre é importante e bastante observado”, aponta o assessor de investimentos da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2009 às 07h42.

Yolanda Fordelone - AE

No último pregão da semana, véspera de feriado de dia de consciência negra em São Paulo e Rio de Janeiro, um indicador de atividade e outro do mercado de emprego chamam a atenção. “O índice do Fed da Filadélfia sempre é importante e bastante observado”, aponta o assessor de investimentos da corretora Souza Barros, Luiz Roberto Monteiro.
O índice, anunciado no início da tarde, deve ficar em 11,6 pontos em novembro. Em outubro, o indicador ficou em 11,5 pontos. Ainda nos Estados Unidos, saem os novos pedidos de seguro-desemprego na semana até 14 de novembro. A semana anterior registrou 502 mil pedidos de auxílio-desemprego. A projeção para a semana passada é quase de estabilidade, com 504 mil novos pedidos.

“Os dados de emprego sempre são acompanhados porque antes tinham um peso maior na decisão do BC dos EUA sobre a taxa de juros”, comenta Monteiro. “O mercado ainda está acostumado a acompanhá-los.” Nos EUA, também será informado o relatório de indicadores antecedentes, com a projeção para a economia norte-americana no período entre três e seis meses. segundo Monteiro, porém, o dado não deve influenciar as bolsas.

No Brasil, entre os indicadores previstos para o dia está a segunda prévia do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) de novembro. A primeira prévia apontou para uma alta de 0,04%, número parecido com o projetado para esta divulgação, de 0,03%.

Apesar de os mercados brasileiros não abrirem amanhã devido ao feriado, nos EUA as bolsas funcionam normalmente. O receio de ficar posicionado na Bovespa durante a sexta-feira pode fazer com que parte dos investidores vendam as ações nesta véspera de feriado.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame