Exame Logo

Vendas do comércio crescem 7% em abril

Comparação com mesmo mês do ano passado mostrou avanço puxado por melhora em níveis de emprego e renda e valorização do real

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h20.

O comércio brasileiro aumentou o número de vendas em 7,42% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, e com isso conseguiu fazer sua receita crescer 8,86% no mesmo período. De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou ainda alta de 1,52% nas vendas e de 1,43% na receita no mês frente ao desempenho de março.

A taxa positiva na comparação com abril do ano passado é reflexo do incremento no volume de vendas em seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE. As maiores altas ficaram com os setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com avanço de 19,40% - puxado pelas lojas de departamento e pelo feriado de Páscoa -, e de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com crescimento de 16,57% devido à valorização do real. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, venderam 14,10% mais graças "à melhora nos níveis de ocupação e rendimento médio real", de acordo com o IBGE.

Veja também

Na análise das regiões, o comércio vendeu mais em 26 das 27 unidades da federação, principalmente em Roraima (39,32%) e Amapá (16,05%). A única queda no volume de vendas foi apurada em Mato Grosso, de 11,97%.

No ano, as vendas do comércio já acumulam crescimento de 5,64%. Nos últimos doze meses, a taxa também é positiva, em 5,05%. A receita obtida pelo setor guarda ganhos de 8,05% no ano e de 8,92% nos últimos doze meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame