Exame Logo

Vendas de Natal caíram 3% em 2016, dizem lojistas de shoppings

Segundo lojistas de shoppings, famílias gastaram menos neste Natal em meio à restrição ao crédito e aumento no desemprego

Presentes de Natal: gasto médio também caiu, cerca de 5%, em relação a 2015 (Divulgação)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de dezembro de 2016 às 10h47.

Última atualização em 26 de dezembro de 2016 às 10h47.

São Paulo - As vendas em lojas de shopping caíram 3% no Natal de 2016 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

O desempenho foi apurado por meio de pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade.

Veja também

A Alshop considera que as famílias gastaram menos neste Natal em meio a uma restrição no acesso ao crédito, taxas de juros elevadas e desemprego.

Segundo constatou a entidade com base em dados do SPC Brasil, o gasto médio dos brasileiros com presentes de Natal caiu cerca de 5% este ano ante 2015.

De acordo com o estudo, os segmentos que se destacaram em vendas mesmo diante do cenário mais fraco foram: perfumaria e cosméticos, moda, calçados, brinquedos e bijuterias e acessórios.

Resultado anual

De acordo com projeções da Alshop, as vendas em lojas de shopping no ano de 2016 acumulam R$ 140,5 bilhões. O resultado este ano é 3,2% menor em termos nominais do que o de 2015, de acordo com o estudo.

A Alshop apresentou números da evolução histórica das vendas em shoppings desde 2004 e, segundo os dados da entidade, o ano de 2016 é o primeiro desde então em que o setor registrou queda de vendas em termos nominais.

Acompanhe tudo sobre:Indicadores econômicosVarejoVendas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame