Venda de computadores no Brasil cai 35% no 3º tri, diz IDC

Na comparação com o segundo trimestre, houve queda de 11 por cento no volume de computadores comercializados

São Paulo – As vendas de computadores pessoais no Brasil no terceiro trimestre caíram 35 por cento sobre o mesmo período de 2015, a 1,047 milhão de unidades, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela empresa de pesquisa de mercado IDC.

Na comparação com o segundo trimestre, houve queda de 11 por cento no volume comercializado. Os recuos ocorreram mesmo com o preço das máquinas tendo ficado 105 reais mais baratos na comparação anual.

“Prevíamos um terceiro trimestre mais aquecido, com o varejo abastecendo os estoques para as datas especiais como Black Friday e Natal, mas esse movimento não aconteceu”, afirmou o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge, em comunicado à imprensa.

Do total de computadores vendidos no terceiro trimestre, 366 mil foram para o mercado corporativo e 681 mil para o consumidor final, com quedas de 26 e 38 por cento, respectivamente, em relação ao terceiro ao mesmo período de 2015.

“As empresas privadas estão adiando investimentos e a compra de computadores e o setor público está travado, devido às eleições, troca de governos, gestões endividadas e outros problemas políticos e econômicos. Não há expectativas de melhoras para os próximos meses”, disse Hagge.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.