Diagrama com a economia global dividida por países e setores (Howmuch.net)
João Pedro Caleiro
Publicado em 22 de julho de 2015 às 12h26.
São Paulo - A economia brasileira é responsável por 3,15% do PIB nominal global, liderado por Estados Unidos (23,32%) e China (13,9%).
Mas o perfil das economias é um pouco diferente: enquanto Brasil e EUA são dominados pelo setor de serviços, a China ainda tem uma participação muito central da indústria.
Tudo isso pode ser bem visualizado em um diagrama publicado ontem pelo HowMuch.net, um site de informações de custos.
A porcentagem traz a parcela da economia global, enquanto a gradação das cores diferente para cada região geográfica mostra a divisão entre os setores de agricultura, indústria e serviços (veja aqui a versão em tamanho maior):
A tendência é que quanto mais rico o país, mais ele foque nos serviços. Nos EUA, eles são 79,7% do PIB, comparado com uma média global de 63,6%, enquanto a agricultura responde por 1,12% e a indústria por 19,1% (comparados com médias globais de 5,9% e 30,5%, respectivamente).
No Brasil, o processo de desindustrialização também já está bem avançado - ainda que muitas vezes pelos motivos errados. A China é uma exceção, mas só por enquanto:
"Nas últimas décadas, a China alavancou sua vantagem competitiva e desenhou políticas industriais para incentivar a manufatura no país. Mas na medida que cresce, ela vai continuar a se transformar em direção a uma economia baseada em serviços. De forma similar, a Índia também verá a contribuição da agricultura a seu PIB cair na medida em que aumenta o setor de serviços", diz o texto do HowMuch.net.
Recentemente, o site Movehub criou um mapa com a renda disponível em cada país do mundo e Ian Bremmer, da Eurasia, destacou um gráfico que cruza população com PIB per capita.
Outros mapas recentes divulgados na web igualaram o PIB de estados americanos com o de países e mostraram a volta da China ao centro econômico global.