Economia

UE: descumprimento do déficit público espanhol é grave

O déficit público da Espanha no ano passado, que deveria ter ficado em 6% do PIB, alcançou 8,5%, afetando as previsões para 2012

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Mariano Rajoy anunciou que a meta não será cumprida (John Thys/AFP)

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Mariano Rajoy anunciou que a meta não será cumprida (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de março de 2012 às 10h33.

Bruxelas - O descumprimento anunciado na semana passada pelo chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, das metas de déficit orçamentário do país em 2012 é "grave", destacou a Comissão Europeia.

"Este descumprimento é sério, grave", afirmou o porta-voz do bloco, Amadeu Altafaj, antes de acrescentar que a Comissão não deve propor nenhuma medida antes de uma avaliação completa da situação das finanças públicas espanholas.

O déficit público da Espanha no ano passado, que deveria ter ficado em 6% do PIB, alcançou 8,5%, afetando as previsões para 2012.

A Espanha se comprometera a ter um déficit de 4,4% em 2012, mas Rajoy anunciou que a meta não será cumprida e que o déficit deve alcançar 5,8% este ano. O objetivo da Espanha para 2013 é reduzir o resultado a 3%, uma meta sobre a qual os dirigentes europeus prometem ser intransigentes.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaEspanhaDéficit público

Mais de Economia

Governo pode vetar ou recorrer ao STF contra renegociação de dívidas rurais, diz ministro

'Brasil não tem o direito de aceitar novo tarifaço de Trump', diz Lula ao defender o PIX

Companhia usa IA para criar avisos do piloto em várias línguas na Turquia

Governo fará 'força-tarefa' e vai divulgar todos os documentos de autorização das bets, diz Durigan