Economia

Trump diz que adotará mais tarifas contra a China se não houver acordo

Trump deixou aberta a possibilidade de fazer um acordo durante a cúpula do G20 para evitar mais tarifas

Trump: o presidente americano afirmou que a China sabe o que os EUA precisam para aceitar um acordo (Carlos Barria/Reuters)

Trump: o presidente americano afirmou que a China sabe o que os EUA precisam para aceitar um acordo (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de junho de 2019 às 10h58.

Última atualização em 26 de junho de 2019 às 11h00.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira que vai adotar tarifas adicionais contra a China se não chegar a um acordo comercial com o líder chinês, Xi Jinping.

"Eu adotaria tarifas adicionais, tarifas adicionais bastante substanciais, se isso não funcionar, se não fizermos uma acordo", disse Trump em entrevista à Fox Business Network.

Ele deixou aberta a possibilidade de que os dois líderes possam fechar um acordo para evitar mais tarifas na cúpula do G20 no Japão neste fim de semana.

A China e os EUA estão envolvidos em um disputa comercial marcada pela imposição de tarifas, e as negociações entre os dois países foram suspensas em maio. Trump disse na entrevista que a China sabe o que os EUA precisam para ter um acordo comercial.

Trump disse que se os EUA não conseguirem chegar a um acordo com a China, seu plano é reduzir o volume de negócios com o país asiático. Questionado sobre as empresas que estão transferindo a produção da China para o Vietnã, ele disse que o Vietnã tratou os EUA de maneira ainda pior do que a China.

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame