Exame Logo

Superávit primário do governo atinge R$ 4,7 bilhões em fevereiro

Número é 54% maior do que o de janeiro, quando o setor público gerou um superávit de 3 bilhões de reais. Dívida líquida corresponde a 51,7% do PIB

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h44.

Depois dos gastos excessivos observados em janeiro, o superávit primário do setor público voltou a um patamar "normal" em fevereiro. A diferença entre gastos e arrecadação dos governos federal, estadual e municipal ficou positiva em 4,729 bilhões reais no mês passado - número 54,2% maior do que o de janeiro, quando o superávit foi de 3,066 bilhões de reais. Esse é o melhor resultado para um mês de fevereiro desde 2003.

As contas, porém, não incluem o compromisso com juros, que no mês de fevereiro foi de 13,3 bilhões de reais.

Veja também

No acumulado do ano de 2006 (janeiro e fevereiro), o superávit atingiu 7,8 bilhões de reais (2,4% do PIB). O montante é bem menor do que os 15,4 bilhões de reais verificados no mesmo período do ano passado, que correspondeu a 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O cenário, no entanto, torna-se melhor quando não analisados os últimos doze meses. Nesse caso, o superávit é de 85,9 bilhões de reais ou 4,38% do PIB. O valor está acima da meta fixada para o ano, de 4,25%.

Com isso, a dívida líquida total (excluindo os juros) atingiu 1,121 trilhão de reais em fevereiro, o equivalente a 51,7% do PIB. Segundo as previsões do Banco Central, a dívida líquida em relação ao PIB deve terminar o ano em 50,3%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame