Economia

Governo aprova MP que eleva alíquota da Cofins

;

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h06.

O Plenário do Senado aprovou no final desta tarde de segunda-feira (22/12) a medida provisória que põe fim à cumulatividade e eleva a alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), de 3% para 7,6%. Agora, o texto da medida provisória será convertido em lei e submetido à sanção presidencial. O texto foi aprovado com 41 votos favoráveis e nove contra.
A votação gerou polêmica durante toda a tarde por parte da oposição. Senadores do PSDB e PFL, sobretudo, afirmaram que muitos de seus colegas de partido não estavam presentes e que a sessão não deveria ter sido deliberativa. Para eles, a votação foi uma "traição".
Um dos líderes do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM), afirmou que a realização da votação da MP da Cofins hoje seria "um golpe e um gesto desleal do governo para com a oposição". O senador disse também que não estava acertada a votação da matéria neste ano e que a sua apreciação é mais uma demonstração "da fúria arrecadatória do governo". As informações são da Agência Brasil e da Agência Senado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade