Economia

Serasa aponta aumento nas vendas na véspera do Dia das Crianças

Os pais saíram às compras neste último final de semana (4 e 5/10) para adiantar as compras do Dia das Crianças, no próximo domingo (12/10). Segundo dados da Serasa, que apura o nível de atividade do comércio em todo o país, houve um crescimento de 3,1% nas vendas. Em comparação com o mesmo período de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h01.

Os pais saíram às compras neste último final de semana (4 e 5/10) para adiantar as compras do Dia das Crianças, no próximo domingo (12/10). Segundo dados da Serasa, que apura o nível de atividade do comércio em todo o país, houve um crescimento de 3,1% nas vendas. Em comparação com o mesmo período de 2002, os pagamentos feitos à vista ou com cheques pré-datados cresceram cerca de 3,8%, enquanto as compras a prazo registraram queda de 27%.

O movimento, no entanto, não deve ser encarado como um indicativo de tendência de aumento das vendas para a data. De acordo com a Serasa, o desempenho do comércio nesse mesmo período do ano passado foi fraco devido aos efeitos do primeiro turno da eleição presidencial. O consumo continua retraído, devido ao desemprego e à queda do poder aquisitivo, e o Dia das Crianças não será suficiente para animar o varejo. O Serasa avalia ainda que a data não deve ser tomada como estimativa das vendas para o Natal, o que deverá fazer com que as encomendas para a indústria sejam adiadas ao máximo.

No ano passado, as vendas no Dia das Crianças cresceram 2,2% em relação a 2001. Uma pequena recuperação, se levado em conta o fato de que naquele ano a queda nas vendas em relação a 2000 foi de 23,5%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada