Economia

Salário na indústria encolhe em abril após 4 meses de alta

Apesar do recuo no valor da folha de pagamento, houve expansão do número de vagas: 0,6%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

Mais postos de trabalho, mas salários menores. A pesquisa sobre emprego na indústria em abril, divulgada hoje (15/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou o fim da seqüência de aumentos da folha de pagamento em abril. Depois de acumular 8% de alta nos últimos quatro meses, a remuneração dos trabalhadores sofreu um recuo de 2,3% em relação a março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 4%. O setor mais generoso foi o de transportes. Neste segmento, a média salarial cresceu 10,7%.

O estudo mostrou que o nível de emprego no setor voltou a crescer em abril, com 0,6% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as contratações superaram as demissões em 11 das 14 regiões pesquisadas. Os melhores resultados foram observados em São Paulo, onde o nível de emprego na indústria cresceu 4,9%,e em Minas Gerais, com 4,6%.

Um dos indicadores mais positivos diz respeito à abertura de novas vagas nos últimos 12 meses. Nesse período, a expansão foi de 2,9% o melhor índice desde novembro de 2002. O setor de alimentos e bebidas foi o que mais contratou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada