Exame Logo

Sabesp revisa balanço de 2008 e lucro desaba em R$944,5 milhões

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração aprovou a republicação do balanço de 2008, o que resultou numa queda de 944,5 milhões de reais no lucro líquido da empresa no período. Segundo documento encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração aprovou a republicação do balanço de 2008, o que resultou numa queda de 944,5 milhões de reais no lucro líquido da empresa no período.

Segundo documento encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a diferença refere-se a despesas da companhia com o pagamento de benefícios de aposentadoria e pensões a funcionários.

Veja também

Um montante de 409,1 milhões de reais, referentes à complementação de benefícios, cuja responsabilidade inicialmente era do governo do Estado, controlador da empresa, teve que ser pago pela Sabesp por decisão judicial.

Além disso, diz o comunicado, a administração da companhia considerou necessário o reconhecimento de uma obrigação adicional com aposentados e pensionistas no total de 535,4 milhões de reais.

"Trata-se de efetuar provisão contábil em face da incerteza quanto ao recebimento do crédito", diz trecho do documento.

Com esses ajustes, o lucro líquido do exercício de 2008, que era de 1.008 bilhão de reais, caiu para 63,6 milhões de reais.

Ainda de acordo com a empresa, a firma de auditoria PricewaterhouseCoopers informou que o parecer dos auditores independentes será reemitido sem ressalva.

Às 13h30, a ação da Sabesp na Bovespa registrava baixa de 1,48 por cento, a 30,55 reais. No mesmo instante, o Ibovespa perdia 0,74 por cento.

(Reportagem de Aluísio Alves)

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame