Resultado de conta corrente fica abaixo do esperado
Em maio, superávit foi de 475 milhões dólares. Valor estimado pelo BC era de 600 milhões de dólares
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h04.
O saldo da conta de transações correntes (que reúne operações financeiras comerciais, de serviços e rendas do Brasil com outros países) em maio ficou abaixo do esperado pelo governo, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (21/6) pelo Banco Central (BC). Foi registrado superávit de 475 milhões de dólares, quando a estimativa era de 600 milhões de dólares.
De acordo com o BC, o alto volume de remessas de lucros e dividendos, que chegou a 2 bilhões de dólares no mês passado, contribuiu para o resultado abaixo do previsto. No mesmo período do ano passado, o saldo da conta corrente ficou em 597 milhões de dólares e as remessas de lucro contabilizaram 1,405 bilhão de dólares.
A perspectiva do BC para a conta corrente em junho é de superávit de 1,7 bilhão de dólares. Para o ano, no entanto, o Banco Central reduziu de 8,5 bilhões para 8,1 bilhões de dólares sua previsão de superávit em conta corrente.
Investimentos externos
Já os investimentos estrangeiros no país surpreenderam o governo, somando 1,576 bilhão de dólares, o dobro dos 709 milhões de dólares contabilizados em maio de 2005.O aumento em comparação ao ano passado não se repete no total de janeiro a maior.No acumulado, foram registrados 6,324 bilhões de dólares em investimentos vindos do exterior, valor abaixo do verificado no mesmo período de 2005, quando os investimento totalizaram 7,189 bilhões de dólares.
Para o ano, a previsão do BC é que os investimentos estrangeiros totalizem 18 bilhões de dólares.
Balanço de pagamentos
O balanço de pagamentos-somadetodas as movimentações financeiras com o exterior-registrou superávit de 6,769 bilhões de dólares no mês passado, impulsionado principalmente pelas compras de moeda realizadas pelo BC, que totalizaram 4,4 bilhões de dólares.
No acumulado do ano, o balanço de pagamentos apresenta superávit de 8,774 bilhões de dólares, 12,8% a menos que o registrado no mesmo período do ano passado, quando totalizava 10,063 bilhões de dólares