Exame Logo

Renda dos trabalhadores cai 28,5% nas pequenas empresas

Os trabalhadores (formais e informais) nas micro e pequenas empresas paulistas tiveram, em abril, a menor renda real dos últimos seis anos. Os R$ 528 recebidos como rendimento médio em abril de 2003, em termos reais, refletem queda acumulada de 28,5% sobre o valor aferido no mesmo mês de 1998. Trata-se do mais baixo nível […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

Os trabalhadores (formais e informais) nas micro e pequenas empresas paulistas tiveram, em abril, a menor renda real dos últimos seis anos. Os R$ 528 recebidos como rendimento médio em abril de 2003, em termos reais, refletem queda acumulada de 28,5% sobre o valor aferido no mesmo mês de 1998. Trata-se do mais baixo nível real de salários da série histórica do "Indicador Sebrae-SP - Pesquisa de Conjuntura" iniciada em janeiro de 1998 pelo Sebrae-SP.

Em relação ao rendimento apurado em abril de 2002, também houve declínio, 10,8%. Soma-se a isso as quedas de 15,7% no faturamento real das pequenas empresas e de 0,8% no pessoal ocupado, na comparação entre abril deste ano e do ano passado.

Veja também

Segundo o Sebrae-SP, a expectativa de recuperação na atividade dos pequenos negócios começou a se configurar em abril, apesar de ainda ser de forma lenta.

Com exceção do rendimento médio real, as demais variáveis apuradas tem oscilação positiva em relação a março de 2003: faturamento real (+ 1,2%), pessoal ocupado (+ 1,3%) e gasto real com salários (+ 1,2%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame