Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Reino Unido tem maior inflação em 40 anos

No fim de março, a inflação nos 12 meses anteriores era de 7%, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) em seu relatório mensal

Modo escuro

Reino Unido:O ONS destaca que o número de abril é o mais elevado desde que existem estatísticas sobre a inflação no país (AFP/AFP)

Reino Unido:O ONS destaca que o número de abril é o mais elevado desde que existem estatísticas sobre a inflação no país (AFP/AFP)

A
AFP

Publicado em 18 de maio de 2022, 09h39.

O índice de inflação disparou a 9% em ritmo anual em abril no Reino Unido, um recorde em 40 anos essencialmente devido aos preços da energia, o que aumenta a crise do custo de vida.

No fim de março, a inflação nos 12 meses anteriores era de 7%, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) em seu relatório mensal.

O ONS destaca que o número de abril é o mais elevado desde que existem estatísticas sobre a inflação no país, a partir de 1989, mas de acordo com estimativas este índice "deve ser o mais elevado (...) desde 1982".

"A inflação subiu com força em abril, impulsionada por um aumento brusco nos preços da energia elétrica e do gás devido a um aumento no limite do governo para as tarifas, disse Grant Fitzner, economista-chefe do ONS.

"Também continuaram os aumentos acentuados em ritmo anual nos preços dos metais, nos produtos químicos e no petróleo bruto, assim como os preços mais elevados dos produtos que saem das fábricas", acrescentou.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, afirmou em um comunicado que "países ao redor do mundo enfrentam uma inflação crescente" e que o índice de abril no Reino Unido procede do custo da energia, impulsionado pelos preços nos mercados mundiais.

"Não podemos proteger a população por completo dos desafios globais, mas estamos proporcionando um apoio significativo onde podemos, e estamos dispostos a fazer mais", completou.

As críticas são cada vez mais intensas no país e várias ONGs denunciam a ação insuficiente do governo na crise do custo de vida, no momento em que milhões de britânicos são obrigados a limitar os gastos com refeições ou calefação.

Na segunda-feira, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, classificou a situação como "apocalíptica" para os preços dos alimentos e advertiu que a inflação, que deve superar 10% até o fim do ano no Reino Unido, pode ser ainda maior se a Ucrânia não conseguir exportar suas colheitas.

LEIA TAMBÉM: 

Rainha Elizabeth será substituída pela primeira vez no discurso do trono

Reino Unido aplica sanções contra suposta namorada de Putin

Últimas Notícias

ver mais
Governo deve antecipar reoneração do diesel para bancar desconto em carro popular
Economia

Governo deve antecipar reoneração do diesel para bancar desconto em carro popular

Há 15 horas
Repasse de R$ 27 bilhões da União para os Estados é homologado pelo STF
Economia

Repasse de R$ 27 bilhões da União para os Estados é homologado pelo STF

Há um dia
Descontos para carro popular vão durar só quatro meses; entenda
Economia

Descontos para carro popular vão durar só quatro meses; entenda

Há um dia
Sem conter gasto público, arcabouço fiscal pode depender do aumento de impostos, alerta Zeina Latif
Economia

Sem conter gasto público, arcabouço fiscal pode depender do aumento de impostos, alerta Zeina Latif

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais