Exame Logo

Reforma tributária: regulamentação na Câmara aumenta IVA para 28%, estima Ministério da Fazenda

Propostas dos parlamentares implicaram alta de 1,47 ponto percentual em comparação com a primeira projeção divulgada pelo governo, de 26,5% 

Fachada do Ministério da Fazenda (EDU ANDRADE/Ascom/MF/Flickr)
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 16h32.

O alíquota média de referênciada Contribuição sobre Bens e Serviços ( CBS ) e do Imposto sobre Bens e Serviços ( IBS ) chegou a 27,97% com a regulamentação da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira, 23, pelo Ministério da Fazenda.

Segundo a pasta, as propostas dos parlamentares implicaram alta de 1,47 ponto percentual em comparação com a primeira projeção divulgada pela Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, de 26,5%.

Veja também

O projeto aprovado na Câmara substitui o ISS, ICMS, IPI, Pis, Cofins e IOF-Seguros por um sistema dual de Impostos sobre o Valor Adicionado (IVAs): a CBS, que compete a União, e o IBS, que compete os estados, o Distrito Federal e os municípios. Além disso, a proposta institui o Imposto Seletivo (IS) para incidir exclusivamente sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

A matéria está em atualização.

Acompanhe tudo sobre:Reforma tributáriaMinistério da Fazenda

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame