Economia

Queniano vence São Silvestre; Brasil leva no feminino

Robert Cheruiyot vence e coloca o Quênia como o país mais vitorioso da São Silvestre; Marizete Rezende mantém o domínio brasileiro no feminino

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

O queniano Robert Cheruiyot venceu a 78º Corrida Internacional de São Silvestre na tarde desta terça-feira. O atual campeão da Maratona de Milão percorreu os 15 quilômetros da mais tradicional prova de rua do Brasil em 45 minutos. O segundo lugar ficou com o brasileiro Marílson dos Santos, vice-campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro neste ano. Em terceiro, chegou o também queniano Paul Kirui.

Com a vitória Cheruiyot, o Quênia é o país com o maior número de vitórias na São Silvestre: oito, contra sete do Brasil. O placar favorável aos quenianos foi definido nos últimos três quilômetros, o trecho mais difícil da corrida, quando os atletas sobem a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O brasileiro Marilson dos Santos liderou os 12 primeiros quilômetros da prova, mas não resistiu ao ritmo cadenciado de Cheruiyot no final.

Campeã brasileira

Entre as mulheres, porém, domínio brasileiro. A vitória ficou com a maratonista goiana Marizete Rezende, de 28 anos, com o tempo de 54min02. O segundo lugar foi de Adriane de Souza, seguida por Maria Zeferina Baldaia, a campeã do ano passado. A colombiana Berta Sanchez ficou em quarto e a paraibana Ednalva da Silva completou o pódio com o quinto lugar.

Especialista em provas de longa distância, Marizete parece se dar bem em São Paulo. Em 2001, ela já havia vencido a maratona da cidade. A maratonista se tornou a quarta brasileira a vencer a São Silvestre desde 1975, quando se iniciou a disputa entre as mulheres. Antes dela haviam vencido Carmen de Oliveira, em 1995, Roseli Machado, em 1996, e Maria Zeferina Baldaia, em 2001.

Os vencedores recebem o prêmio de 17 mil reais. Marizete e Marilson, os dois brasileiros mais bem colocados, ganham também um carro zero quilômetro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada