EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h23.
As 12 indústrias de veículos e caminhões do Japão, entre elas Toyota, Honda e Nissan, produziram 10,93 milhões unidades em fábricas instaladas fora do país nos 12 meses finalizados em março deste ano. Essa é a primeira vez que a produção externa supera a interna, segundo a Associação Japonesa da Indústria Automotiva. O marco indica que a estratégia das montadoras em globalizar a produção foi alcançada. O total de veículos superou os 10,89 milhões produzidos internamente.
Além de superar em valores absolutos, a produção em unidades no exterior ultrapassa a interna também em termos percentuais. O crescimento anual em outros países foi de 10,6% na comparação de março de 2006 com o mesmo mês de 2005. Enquanto isso, a produção nas fábricas no Japão foi de apenas 3%.
O resultado reflete a tentativa da indústria automotiva japonesa de incrementar a produção na China e a forte investida para o ingresso nos mercados do setor que registram maior crescimento, assim como naqueles de grandes vendas nos Estados Unidos, onde Toyota, Honda e Nissan registraram aumento da produção. Ao mesmo tempo, a produção local ajudou as indústrias automotivas a cobrir seus rendimentos e lucro do atual balanço e auxiliar o desenvolvimento de testes no mercado doméstico.