Produção industrial e exportações na zona do euro ficam abaixo do esperado
Superávit comercial foi de 19,2 bilhões de euros em novembro, ante 24,0 bilhões em outubr
Reuters
Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 08h40.
Bruxelas — A produção industrial da zona do euro encolheu mais do que o esperado em novembro na comparação sobre o ano anterior, com a produção de bens de capital, bens intermediários e energia continuando a cair, enquanto o superávit comercial foi ligeiramente menor do que o previsto, mostraram dados nesta quarta-feira.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que a produção industrial nos 19 países que compartilham o euro avançou 0,2% no comparativo mensal, com uma queda de 1,5% na base anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento mensal de 0,3% e um declínio anual de 1,1%.
Separadamente, a Eurostat disse que o superávit comercial não ajustado da zona do euro em relação ao resto do mundo em novembro foi de 20,7 bilhões de euros, acima dos 18,2 bilhões do ano anterior, mas abaixo das expectativas do mercado de 23,3 bilhões de euros.
Ajustado pelas oscilações sazonais, o superávit comercial foi de 19,2 bilhões de euros em novembro, ante 24,0 bilhões em outubro, uma vez que as exportações caíram 2,8% no mês enquanto as importações recuaram apenas 0,5%.