Produção de petróleo da Líbia caiu pela metade desde fevereiro, diz NOC
Foram produzidos 527 mil barris por dia (bpd), ante uma máxima de 1,28 milhão de barris diários em fevereiro
Reuters
Publicado em 9 de julho de 2018 às 16h01.
Tunis - A produção nacional de petróleo da Líbia caiu para 527 mil barris por dia (bpd), ante uma máxima de 1,28 milhão de barris diários em fevereiro, após o fechamento de portos de petróleo, disse o chefe da National Oil Corporation (NOC) em um comunicado nesta segunda-feira (09).
A NOC não havia declarado anteriormente o quanto a produção do país subiu depois de se recuperar parcialmente para mais de 1 milhão de bpd, há um ano.
Na declaração em vídeo datada de 8 de julho, o presidente da NOC, Mustafa Sanalla, disse que o fechamento do campo de petróleo El Feel em 23 de fevereiro devido a protestos levou à perda de 80 mil bpd, mas a produção permaneceu em torno de 1,1 milhão bpd.
No mês passado, caiu drasticamente quando um ataque armado contra forças leais ao comandante Khalifa Haftar nos portos de exportação de Ras Lanuf e Es Sider fechou ambos os terminais.
Depois que o Exército Nacional Líbio (LNA) de Haftar repeliu o ataque uma semana depois, anunciou que entregaria os portos e campos no leste a um NOC paralelo.
Ras Lanuf e Es Sider permaneceram fechados e os navios-tanque reservados pela NOC em Trípoli, que é reconhecida internacionalmente como o único produtor e vendedor de petróleo da Líbia, não puderam carregar.
"Nossa produção hoje é de 527.000 bpd. Amanhã será menos e o dia depois de amanhã será menor. E nós estamos indo mais abaixo", disse Sanalla.