Previdência: Comissão Especial fará últimas audiências nesta semana
Grupo discutirá regime para mulheres, capitalização e regras de transição; veja calendário da semana
Estadão Conteúdo
Publicado em 27 de maio de 2019 às 18h21.
Última atualização em 27 de maio de 2019 às 18h36.
Brasília — A Comissão Especial da reforma da Previdência realizará nesta semana as últimas audiências públicas para debater a matéria, antes de o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentar o seu parecer.
Dentre os convidados estão secretários do Ministério da Economia e especialistas tanto da área acadêmica quanto de organizações relacionadas ao tema.
Agenda:
Na terça (28), o colegiado debaterá a aposentadoria para mulheres a partir das 14h30.
Foram convidadas a professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro Denise Lobato Gentil, a pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Joana Mostafá, a presidente da Superintendência de Seguros Privados, Solange Paiva Vieira, e a professora na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie Zélia Luiza Pierdoná.
Na quarta-feira (29), a comissão se reunirá no mesmo horário para discutir o regime de capitalização e avaliação atuarial.
Devem participar do debate o professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e professor adjunto da Universidade do Rio de Janeiro, Fabio Zambitte, o professor do Instituto de Economia da Unicamp Guilherme Santos Mello, o secretário de Previdência no Ministério da Economia, Leonardo José Rolim Guimarães, e o pesquisador no BNDES Sérgio Guimarães Ferreira.
Na quinta (30), pela manhã, a comissão especial tratará do ponto sobre a transição e a desconstitucionalização de pontos da Previdência.
Foram convidados o secretário Especial Adjunto de Previdência e Trabalho no Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, o diretor de Programa na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho no Ministério da Economia, Felipe Mêmolo Portela, o presidente do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado, Rudinei Marques, e a pesquisadora da Fiocruz Sônia Fleury.