Economia

Presidentes da Petrobrás e da Eletrobrás devem sair hoje

Cresce a expectativa em relação ao anúncio do nome dos presidentes das estatais Petrobrás e Eletrobrás. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve confirmar ainda hoje o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) para a presidência da Petrobras e do físico e coordenador do programa de energia do PT, Luiz Pinguelli Rosa, para o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h23.

Cresce a expectativa em relação ao anúncio do nome dos presidentes das estatais Petrobrás e Eletrobrás. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve confirmar ainda hoje o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) para a presidência da Petrobras e do físico e coordenador do programa de energia do PT, Luiz Pinguelli Rosa, para o comando da Eletrobrás. Também é aguardada a confirmação de Carlos Lessa, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro na presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Hoje pela manhã, a futura ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, confirmou que Pinguelli Rosa foi convidado para ocupar a presidência da Eletrobrás.

Ainda estão sendo aguardados os nomes que comandarão a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, além do secretário da Receita Federal. Para este último posto, as apostas estão altas em Jorge Rachid, secretário-adjunto de Everardo Maciel, atual secretário da Receita. A Caixa e o BB poderão ter seus presidentes conhecidos apenas depois da posse de Lula.

O senador Dutra, cotado para assumir a Petrobrás e candidato derrotado ao governo de Sergipe, foi um dos nomes cogitados para assumir a presidência do PT no lugar de José Dirceu. Dutra é geólogo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e fez carreira na Petromisa (Petrobras Mineração), subsidiária depois absorvida pela Companhia Vale do Rio Doce, empresa da qual ainda é funcionário licenciado. Em 1986, entrou para a direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Na primeira vez que tentou um mandato, em 1994, elegeu-se senador.

O físico Luiz Pinguelli Rosa é diretor da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia) da UFRJ e foi coordenador do programa de política energética do PT. Chegou a entrar na lista de ministeriáveis - seu nome foi cotado Ciência e Tecnologia e para Minas e Energia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad e Rui Costa discutem medidas fiscais: 'Vamos colocar a mão na massa', diz chefe da Casa Civil

Comércio exterior brasileiro fecha 2024 com superávit de US$ 74,5 bilhões, segundo maior da história

‘A prioridade, agora, é votar o orçamento’, diz Haddad

Análise: Projeção de juros vai a 15%, mas expectativas para inflação seguem desancoradas até 2027