Exame Logo

PIB registra retração de 0,3% até setembro

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores. Foi o primeiro resultado positivo depois de dois trimestres negativos. Entretanto, houve retração econômica em relação ao terceiro trimestre de 2002 - de 1,5% -e, no acumulado do ano, a taxa está negativa em 0,3%. Os […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h10.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses anteriores. Foi o primeiro resultado positivo depois de dois trimestres negativos. Entretanto, houve retração econômica em relação ao terceiro trimestre de 2002 - de 1,5% -e, no acumulado do ano, a taxa está negativa em 0,3%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26/11) pelo Instituto de Pesquisa e Geografia Estatística (IBGE). Os valores são de mercado.

A queda em relação ao terceiro trimestre do ano passado era esperada pelo mercado, mas não tão acentuada.A expectativa estava em torno de-0,2% e -0,8%.

Veja também

A expansão do PIB no terceiro trimestre foi tímida especialmente pelo consumo de famílias e do governo, que foram negativos na relação com o segundo trimestre. As taxas foram de 0,2% e -0,1%, respectivamente. Segundo dados do IBGE, na comparação com o terceiro trimestre de 2002, o consumo de famílias caiu 3,7%.

O relatório do IBGE ressalta que a leve expansão do PIB registrada entre julho e setembro deste ano coincide com a recuperação da indústria nacional que, depois de dois trimestres de queda, teve crescimento em sua atividade de 2,7%. Além disso, o setor de serviços apresentou variação positiva de 0,1%. Já a agropecuária teve queda de 6,7%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame