Economia

PIB dos Estados Unidos no trimestre é o maior em 19 anos

O Produto Interno Bruto da economia americana teve um crescimento de 7,2% no terceiro trimestre deste ano. Esse é o melhor desempenho trimestral dos Estados Unidos em mais de 19 anos, desde o primeiro trimestre de 1984. Esse resultado é reflexo da política econômica do governo Bush, que cortou impostos drasticamente no início do ano. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

O Produto Interno Bruto da economia americana teve um crescimento de 7,2% no terceiro trimestre deste ano. Esse é o melhor desempenho trimestral dos Estados Unidos em mais de 19 anos, desde o primeiro trimestre de 1984. Esse resultado é reflexo da política econômica do governo Bush, que cortou impostos drasticamente no início do ano. O Departamento de Comércio afirmou nesta quinta-feira (30/10) que a taxa de crescimento do PIB do terceiro trimestre mais que dobrou em relação ao segundo, quando ela se expandiu 3,3%.

Analistas de Wall Street esperavam em média um crescimento perto de 6%. Com o corte de gastos, o americano pode consumir mais. O PIB registrou a maior alta nos gastos do consumidor desde 1988. O consumo responde por dois terços da composição do PIB dos EUA. "O relatório do PIB é com certeza uma notícia encorajadora, mas ainda existe mais trabalho a fazer para assegurar que cada norte-americano que quer um emprego encontre um emprego", disse o secretário do Tesouro, John Snow.

O relatório informou ainda que os gastos das empresas no período subiram 11,1%, a maior alta desde o primeiro trimestre de 2000.

"O alívio fiscal que aprovamos está funcionando. Deixamos mais dinheiro nas mãos do povo americano. E o povo americano está estimulando o avanço de nossa economia", afirmou Bush a trabalhadores da Central Aluminum Co. "Não podemos esperar números como esse em todos os trimestres."

Os pedidos de auxílio-desemprego também caíram. Foram solicitados 386 mil auxílio-desemprego na última semana, de um total revisado de 391 mil pedidos na semana anterior.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada