EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.
O Produto Interno Bruto da economia americana teve um crescimento de 7,2% no terceiro trimestre deste ano. Esse é o melhor desempenho trimestral dos Estados Unidos em mais de 19 anos, desde o primeiro trimestre de 1984. Esse resultado é reflexo da política econômica do governo Bush, que cortou impostos drasticamente no início do ano. O Departamento de Comércio afirmou nesta quinta-feira (30/10) que a taxa de crescimento do PIB do terceiro trimestre mais que dobrou em relação ao segundo, quando ela se expandiu 3,3%.
Analistas de Wall Street esperavam em média um crescimento perto de 6%. Com o corte de gastos, o americano pode consumir mais. O PIB registrou a maior alta nos gastos do consumidor desde 1988. O consumo responde por dois terços da composição do PIB dos EUA. "O relatório do PIB é com certeza uma notícia encorajadora, mas ainda existe mais trabalho a fazer para assegurar que cada norte-americano que quer um emprego encontre um emprego", disse o secretário do Tesouro, John Snow.
O relatório informou ainda que os gastos das empresas no período subiram 11,1%, a maior alta desde o primeiro trimestre de 2000.
"O alívio fiscal que aprovamos está funcionando. Deixamos mais dinheiro nas mãos do povo americano. E o povo americano está estimulando o avanço de nossa economia", afirmou Bush a trabalhadores da Central Aluminum Co. "Não podemos esperar números como esse em todos os trimestres."
Os pedidos de auxílio-desemprego também caíram. Foram solicitados 386 mil auxílio-desemprego na última semana, de um total revisado de 391 mil pedidos na semana anterior.