PIB da China pode crescer até 8% em 2012, diz instituto
O país ainda tem espaço para introduzir mais suporte fiscal e cortar juros
Da Redação
Publicado em 23 de setembro de 2012 às 17h34.
Pequim - Pequim tem espaço para introduzir mais suporte fiscal e monetário para a economia e não deve ser um problema a China alcançar crescimento econômico entre 7,5% e 8,0% neste ano, segundo o Instituto de Pesquisas Macroeconômicas da Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional da China.
O Produto Interno Bruto (PIB) da China avançou 7,6% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, abaixo da expansão de 8,1% no primeiro trimestre e marcando o menor avanço trimestral em mais de três anos.
"Enquanto o índice de preços ao consumidor (CPI) ficar em torno de 2%, há espaço para mais cortes da taxa de juros", disse o vice-diretor do Instituto de Pesquisas Macroeconômicas da Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional, Wang Yiming, durante um fórum em Pequim.
Wang também afirmou que a China enfrenta desafios para impulsionar o financiamento, uma vez que a economia em desaceleração tem deixado as empresas relutantes em fazer novos empréstimos e os bancos hesitantes para liberar novos créditos. As informações são da Dow Jones.