PIB da China deve crescer 7,8% em 2012, diz BC do país

Vice-presidente do BC chinês, Yi Gang afirmou que série de medidas adotadas para dar suporte ao crescimento vão começar a aparecer no quarto trimestre

Tóquio - O vice-presidente do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês), Yi Gang, defendeu nesta sexta-feira a administração da economia chinesa feita pelo BC e previu que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficará em torno de 7,8% este ano.

O vice-presidente do PBoC lidera a legação chinesa presente na reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Tóquio, após o presidente da instituição, Zhou Xiaochuan, ter deixado o cargo aparentemente devido às tensões entre a China o Japão por causa de disputas por ilhas.

Yi Gang afirmou que a China adotou um pacote com uma série de medidas deste o verão para dar suporte ao crescimento, que estão focadas em projetos de investimentos que vão melhorar a vida da população. Ele previu que os resultados dessas medidas vão começar a aparecer no quarto trimestre. O vice-presidente também reiterou que a taxa de câmbio do yuan está próxima da taxa de equilíbrio, embora ele tenha dito que "ninguém sabe realmente qual é o nível de equilíbrio."

O PBoC "reduziu dramaticamente" as intervenções no mercado de câmbio, com as evidências de acumulo nas reservas em moeda estrangeira, afirmou Yi. As informações são da Dow Jones.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.