Exame Logo

Pela primeira vez, Brasil ultrapassa EUA na exportação de soja

O Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior exportador de soja do mundo em volume, graças à safra 2003/2004. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10/10) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estimou que a safra brasileira deverá chegar a 60 milhões de toneladas, cerca de 4 milhões […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h40.

O Brasil vai ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior exportador de soja do mundo em volume, graças à safra 2003/2004. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10/10) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estimou que a safra brasileira deverá chegar a 60 milhões de toneladas, cerca de 4 milhões acima do que havia sido estimado pelo instituto em setembro deste ano. Com esse aumento, as exportações do país chegariam a 26 milhões de toneladas - 2,7 milhões acima do estimado no mês passado e 5 milhões a mais de toneladas de grãos do que o exportado na safra 2002/2003.

Já os Estados Unidos, há anos líder na produção e exportação de soja, deverão registrar safra de 67,18 milhões de toneladas, das quais apenas 23,68 milhões serão exportadas.

Veja também

Segundo o USDA, as previsões para a safra de soja dos Estados Unidos foram reduzidas devido à queda da oferta doméstica e do aumento da produção dos concorrentes, sobretudo do Brasil e da Argentina.

Não é, entretanto, a primeira vez que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos altera para baixo números de sua safra 2003/2004. No início de setembro, devido ao clima seco e quente do mês de agosto, o USDA anunciou uma redução de 6 milhões de toneladas na safra prevista de 78 milhões. Naquela época, o departamento subestimou também a safra brasileira. Até mesmo as estimativas mais otimistas apontavam para uma produção de 58 milhões de toneladas - 2 milhões abaixo do que o país deverá alcançar.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame