Exame Logo

Parlamentares dos EUA confirmam acordo sobre orçamento e teto da dívida

Lideranças democratas afirmaram que acerto com o presidente Donald Trump acaba com ameaça de que parte do orçamento americano fique paralisado

Nancy Pelosi: presidente da Câmara dos Representantes confirmou acordo com Executivo (Rebecca Cook/Reuters)
EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de julho de 2019 às 21h28.

Última atualização em 25 de julho de 2019 às 11h49.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, confirmaram em nota nesta segunda-feira, 22, o acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , sobre o teto da dívida.

Segundo eles, isso garantirá a segurança nacional e também investimentos em "prioridades da classe média que avançam na saúde, segurança financeira e no bem-estar do povo americano".

Veja também

As lideranças democratas afirmaram que, com a solução, acaba a ameaça de que parte do orçamento fique paralisado. "Com este acordo, nós conseguimos evitar outra paralisação parcial do governo, o que é tão prejudicial, para atender às necessidades do povo americano e honrar o trabalho de nossos funcionários públicos", dizem eles.

Os democratas também estão satisfeitos em "assegurar financiamento robusto para prioridades neste acordo" e dizem que têm insistido com a paridade nos aumentos entre a defesa e gastos de fora desta área.

"Nós nunca vamos deixar a fé total e o crédito dos Estados Unidos sob ameaça e portanto estamos atingindo a suspensão do limite da dívida até 31 de julho de 2021", afirmam Pelosi e Schumer. Agora, a Câmara diz que agirá "de modo rápido" para elevar o teto orçamentário e o limite de endividamento na Casa, para que isso possa ir "à mesa do presidente o mais rápido possível".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Partido Democrata (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame