Os 10 grandes mercados emergentes do futuro, segundo a BMI
Juntos, eles devem adicionar US$ 3,4 trilhões no PIB global até 2025 - o equivalente a um Japão, a terceira maior economia do mundo, diz estudo da BMI Research
João Pedro Caleiro
Publicado em 16 de julho de 2016 às 08h01.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h11.
São Paulo - A empolgação com os países emergentes já foi maior, mas alguns ainda têm tudo para despontar. 10 deles estão em destaque em um relatório recente da BMI Research, empresa do grupo Fitch . A previsão é que adicionem US$ 3,4 trilhões no PIB global até 2025 - o equivalente a um Japão, a terceira maior economia do mundo. Indústrias extrativas perdem importância relativa e novos centros de manufatura voltados para exportação devem se firmar em países como Bangladesh e Mianmar. A construção deve crescer graças às forças de urbanização e industrialização, enquanto serviços financeiros e varejo são áreas para ficar de olho - especialmente em países como Paquistão, com população quase do tamanho do Brasil. Veja a seguir quais são os 10 países emergentes do futuro de acordo com a BMI Research:
População: 173 milhões Crescimento em 2015: 2,7% Setores com potencial: construção, energia, serviços financeiros e varejo O que diz a BMI: "Os serviços financeiros são um ponto de luz devido a uma relativa baixa penetração. As vendas do varejo vão crescer fortemente, ainda que principalmente nos bens de baixo valor uma vez que os gastos essenciais respondem por três quartos da renda total. Investimento urgente erá necessário para lidar com os 4,2 milhões de residentes urbanos adicionais por ano que projetamos até 2025."
População: 53 milhões Crescimento em 2015: 7% Setores com potencial: mineração, construção, manufatura, energia e serviços financeiros O que diz a BMI: "O investimento vai continuar a entrar em uma série de indústrias na medida em que Mianmar desfruta os benefícios das reformas políticas substanciais aplicadas desde 2010. Acreditamos que as tendências de liberalização econômica e democratização política vão continuar, mantendo a economia nos trilhos para crescimento forte nos próximos anos. Mais notavelmente, o país vai cada vez mais se desenvolver como um centro de manufatura internacional ao longo da próxima década."
População: 250 milhões Crescimento em 2015: 4,8% Setores com potencial: agronegócio, manufatura, energia, serviços financeiros, saúde e varejo O que diz a BMI: "O crescimento será menos centrado em commodities do que na década passada, já que os setores de petróleo, mineração e gás vão estagnar (...) Na manufatura, automóveis serão uma área de grande crescimento e projetamos alta na produção de veículos de 42% entre 2015 e 2020 (...) Em termos de serviços ao consumidor, a penetração crescente de smartphones e a demanda em expansão por serviços online devem fazer das comunicações o sub-setor de mais rápido crescimento dentro do varejo".
População: 82 milhões Crescimento em 2015: 4,2% Setores com potencial: gás natural, construção e saúde O que diz a BMI: "Esperamos investimento contínuo no setor de habitação considerando que 1 milhão de habitantes urbanos adicionais por ano estão previstos para a próxima década. Haverá investimento na base de exportação de manufaturas e uma continuidade do investimento recente nos setores de comida e automóveis. A desvalorização da libra egípcia impulsionou de forma significativa a competitividade do setor".
População: 94 milhões Crescimento em 2015: 10,2% Setores com potencial: agronegócio, construção, manufatura, energia, serviços financeiros e varejo O que diz a BMI: "A construção para atender à urbanização acelerada e metas ambiciosas de infraestrutura do governo serão os maiores motores do crescimento econômico (...) a Etiópia verá crescimento rápido nas trocas do varejo na medida em que a economia cresce a partir de uma base pequena. Mas o poder de compra ainda relativamente baixo ao longo da próxima década deve limitar as oportunidades de investimento nesses setores".
População: 44 milhões Crescimento em 2015: 5,6% Setores com potencial: construção, energia renovável, serviços financeiros, varejo e turismo O que diz a BMI: "Já que o Quênia importa quase todas as suas necessidades energéticas, preços de petróleo mais baixos na média da próxima década comparada com a anterior vão impulsionar o consumo e o investimento não-energético (...) O crescimento no setor de serviços será incentivado por uma recuperação do turismo graças a uma melhora na segurança, particularmente com os ganhos na luta contra o grupo militante islâmico Al-Shabaab."
População: 89 milhões Crescimento em 2015: 6,7% Setores com potencial: agronegócio, refino de petróleo, automóveis, manufatura, energia, serviços financeiros, varejo e turismo O que diz a BMI: "Esperamos uma performance forte dos setores de manufatura e construção sustentada por um setor exportador resiliente e forte interesse do setor de investimento externo, sustentando o crescimento no setor industrial de forma mais ampla. Esses setores continuarão atrativos a investidores estrangeiros devido ao custo do trabalho relativamente baixo, o relaxamento gradual pelo governo de regras de posse por estrangeiros, e vários acordos bilaterais e regionais que eventualmente levarão a uma queda de barreiras comerciais e mais acesso a mercados estrangeiros."
População: 156 milhões Crescimento em 2015: 6,4% Setores com potencial: agronegócio, construção, manufatura, energia, têxteis, serviços financeiros e varejo O que diz a BMI: "O setor industrial voltado para exportação já responde por um quarto do PIB e vai continuar a se desenvolver (...) o país continua com salários competitivos e uma força de trabalho ampla e relativamente bem qualificada, importante para atividades intensivas em trabalho como a produção de roupas".
População: 182 milhões Crescimento em 2015: 4,2% Setores com potencial: agronegócio, petróleo, automóveis, manufatura, serviços financeiros e varejo O que diz a BMI: "O Paquistão vai se desenvolver como um centro de manufatura nos próximos anos, com os setores de têxteis e automóveis apresentando o crescimento mais rápido no começo do período de projeção. O investimento doméstico em manufatura será impulsionado pelo ganho fácil por meio de preços de energia mais baixos comparados com a década passada e melhora na oferta de energia doméstica."
População: 98 milhões Crescimento em 2015: 5,8% Setores com potencial: automóveis, construção, serviços financeiros e varejo O que diz a BMI: "O crescimento terá uma base ampla, liderada por um mercado doméstico grande. Setores-chave incluem automóveis e construção. Investimento privado robusto e um setor de construção pujante vão se traduzir em demanda crescente por veículos comerciais e de passageiros (...) Reformas em curso no ambiente econômico e de negócios, como um esforço anti-corrupção, tornarão as Filipinas mais favoráveis ao investimento."
Mais lidas
Mais de Economia
Qual estado melhor devolve à sociedade os impostos arrecadados? Estudo exclusivo respondeIPCA-15 de novembro sobe 0,62%; inflação acumulada de 12 meses acelera para 4,77%Governo corta verbas para cultura via Lei Aldir Blanc e reduz bloqueio de despesas no Orçamento 2024Governo reduz novamente previsão de economia de pente-fino no INSS em 2024