Obama comemora recuperação do setor automotivo nos EUA

A GM e a Chrysler tiveram que se amparar na lei de quebra em 2009 e o governo lhes impôs então uma dolorosa reestruturação

Washington - O presidente americano, Barack Obama, comemorou nesta terça-feira a recuperação do setor automotivo de seu país e ressaltou que durante sua administração conseguiu evitar sua quebra, ao realizar uma curta visita surpresa ao Salão do Automóvel em Washington.

A nove meses da eleição presidencial em que buscará seu segundo mandato de quatro anos, Obama também atacou discretamente o favorito a ganhar as primárias do partido republicano, Mitt Romney, que se opôs ao resgate das gigantes General Motors (GM) e Chrysler em 2008-2009.

"Todos esses carros refletem o enorme trabalho realizado pelos empregados e designers americanos. A indústria automotiva americana se recuperou," comemorou Obama depois de analisar vários veículos em exposição da Ford, GM e Chrysler, além de se sentar ao volante em vários deles.

A GM e a Chrysler tiveram que se amparar na lei de quebra em 2009 e o governo lhes impôs então uma dolorosa reestruturação, em troca de apoio financeiro.

Em 2011, a GM voltou a ocupar o lugar de primeiro fabricante de automóveis em todo o mundo, enquanto a Chrysler, respaldada pela italiana Fiat, registrou um aumento de 26% de suas vendas nos Estados Unidos, seu mercado de maior crescimento.

"Temos que lembrar que algumas pessoas estavam dispostas a deixar que a indústria desaparecesse (...) voltamos à etapa em que podemos ser competitivos com os fabricantes de automóveis de todo o mundo", disse Obama em uma referência indireta a Romney, acrescentando que estava "muito orgulhoso" desse fato.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.