Economia

Venda do Dia dos Pais tem pior resultado em 3 anos

O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto, ou seja, na semana que antecedeu a data comemorativa


	Roupas em loja: produtos mais procurados neste Dia dos Pais foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos
 (Getty Images)

Roupas em loja: produtos mais procurados neste Dia dos Pais foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2013 às 16h01.

Brasília - A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) avaliam que este Dia dos Pais apresentou o pior resultado dos últimos três anos em relação ao desempenho das vendas a prazo.

De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira, 12, as vendas a prazo cresceram 3,78% no período ante o ano passado.

Em 2012, o crescimento tinha sido de 4,75% e ainda mais forte em anos anteriores: 6,86% em 2011 e 10% em 2010.

O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto, ou seja, na semana que antecedeu a data comemorativa.

"Alta dos juros e baixa empregabilidade foram os responsáveis pela desaceleração do setor", cita nota à imprensa da CNDL e SPC divulgada há pouco.

Mas não houve surpresa. Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes.

"O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro", disse Pellizzaro Junior.

Os produtos mais procurados neste Dia dos Pais foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos.

Acompanhe tudo sobre:Comérciodia-dos-paisPresentesVendas

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame