Economia

Oposição alemã quer referendo sobre medidas para crise

Levantamento sugeriu que a maioria dos alemães rejeitariam qualquer movimento no sentido e dividir a dívida entre os países

Bandeira da Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

Bandeira da Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2012 às 17h33.

Berlim - Políticos em toda a Alemanha defenderam neste final de semana a realização de um referendo sobre a transferência de maiores poderes para a Europa, após um levantamento ter sugerido que a maioria dos alemães rejeitariam qualquer movimento no sentido e dividir a dívida entre os países.

O líder do principal partido de oposição da Alemanha, o SPE, Sigmar Gabriel, advertiu que o Parlamento do país está trabalhando atualmente "em permanente estado de emergência dentro da lei constitucional" à medida que procura uma saída para resolver a crise de dívida da zona do euro.

A situação é "insustentável, afirmou Gabriel em entrevista à radio alemã, Deutschlandfunk. "Se queremos assumir a tendência em direção a políticas comuns financeiras e de impostos, a única possibilidade na Alemanha é pela mudança na Constituição", afirmou ele. Sendo assim, a maioria de dois terços no Parlamento não é suficiente, por isso precisamos perguntar à população".

Os líderes da zona do euro concordaram em junho com uma série de medidas para ajudar a resolver a crise da dívida da região, que incluem decisões em direção a regulamentações bancárias centralizadas e uso do fundo de resgate de forma mais liberal para dar suportes aos bônus dos governos da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrises em empresasEuropaPaíses ricos

Mais de Economia

Prévia do PIB: IBC-Br recua 0,4% em julho, primeira queda em quatro meses

Igualdade de gênero poderia acrescentar R$ 60 trilhões ao PIB global, diz estudo

Em disputa de R$ 1 bi, Caixa não liberará terreno no Rio para estádio do Flamengo sem compensação