Oposição não explora bem escândalo, diz <I>Wall Street Journal</I>
Parajornal americano, há uma admitida incompetência da oposição em explorar escândalo do mensalão e enfraquecer Lula eleitoralmente
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.
Reportagem desta segunda-feira (21/11) do diário americano The Wall Street Journal afirma que a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece desconcertada e admite a própria incompetência em explorar o escândalo do mensalão (pagamento a deputados da base aliada em troca de votos favoráveis ao governo).
O jornal afirma que o PSDB, o maior partido de oposição, encara um desafio duplo. Primeiro, seu próprio escândalo político, com a descoberta de que o ex-presidente nacional da sigla, Eduardo Azeredo, também recebeu recursos de caixa dois, na disputa pelo governo de Minhas Gerais, em 1998.
O segundo e maior desafio é encontrar um candidato que cative as massas tão bem quanto Lula. Segundo o Wall Street, José Serra, prefeito de São Paulo, é visto como excelente administrador, mas as pessoas o consideram insípido e enfadonho. Além disso, Serra precisa vencer a disputa interna com Geraldo Alckmin, "governador do estado mais rico do país e o favorito do establishment empresarial", diz a reportagem.