Economia

Oposição não explora bem escândalo, diz <I>Wall Street Journal</I>

Parajornal americano, há uma admitida incompetência da oposição em explorar escândalo do mensalão e enfraquecer Lula eleitoralmente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

Reportagem desta segunda-feira (21/11) do diário americano The Wall Street Journal afirma que a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece desconcertada e admite a própria incompetência em explorar o escândalo do mensalão (pagamento a deputados da base aliada em troca de votos favoráveis ao governo).

O jornal afirma que o PSDB, o maior partido de oposição, encara um desafio duplo. Primeiro, seu próprio escândalo político, com a descoberta de que o ex-presidente nacional da sigla, Eduardo Azeredo, também recebeu recursos de caixa dois, na disputa pelo governo de Minhas Gerais, em 1998.

O segundo e maior desafio é encontrar um candidato que cative as massas tão bem quanto Lula. Segundo o Wall Street, José Serra, prefeito de São Paulo, é visto como excelente administrador, mas as pessoas o consideram insípido e enfadonho. Além disso, Serra precisa vencer a disputa interna com Geraldo Alckmin, "governador do estado mais rico do país e o favorito do establishment empresarial", diz a reportagem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame