Exame Logo

MPs do setor elétrico recebem 120 emendas

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), relator da medida provisória (MP) 144/03 que altera as regras de comercialização da energia elétrica, apresentou à Câmara o Projeto de Lei de Conversão que, se aprovado, transformará a MP em lei. Segundo o relator, embora tenham sido apresentadas 766 emendas, apenas 259 delas não eram coincidentes e, destas, ele […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), relator da medida provisória (MP) 144/03 que altera as regras de comercialização da energia elétrica, apresentou à Câmara o Projeto de Lei de Conversão que, se aprovado, transformará a MP em lei. Segundo o relator, embora tenham sido apresentadas 766 emendas, apenas 259 delas não eram coincidentes e, destas, ele acatou total ou parcialmente 120.

A votação da MP estava em andamento no Plenário da Câmara até o fechamento desta reportagem.

Veja também

Entre as principais novidades introduzidas, estão a exclusão do Programa Nacional de Desestatização (PND) das empresas federais do setor - como a Eletrobrás, a Eletronorte e a Chesf - e a possibilidade de compra e venda de energia elétrica para entrega futura em operações que poderão ser financiadas pelos bancos até o final deste ano.

Também foram incluídas no projeto a previsão de criação de um Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), para acompanhar e avaliar a segurança do suprimento de energia, e a possibilidade de prorrogação das concessões de geração de energia elétrica anteriores à edição da MP. A prorrogação era eliminada no texto original do Executivo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame