Moradores são autorizados a voltar para casa perto de barragem da Vale
Os moradores tinham sido retirados da região em fevereiro, devido a um aumento no nível de alerta de acidente, que levou ao esvaziamento da vila em MG
Reuters
Publicado em 8 de julho de 2019 às 13h19.
Última atualização em 8 de julho de 2019 às 13h20.
São Paulo — Os 49 moradores de vilas próximas da barragem Vargem Grande, na mina de Abóboras, em Nova Lima (MG), foram autorizados a retornar para suas casas no sábado, informou nesta segunda-feira a mineradora Vale , por meio de postagens no Twitter.
Os moradores tinham sido retirados da região em 20 de fevereiro, devido a um aumento no nível de alerta do chamado Plano de Ação de Emergência (PAEBM) da unidade que levou ao esvaziamento da Zona de Autossalvamento do empreendimento.
A Vale já havia informado uma redução no nível de alerta da barragem Vargem Grande, de 2 para 1, no início de junho, quando a empresa começou a avaliar a possibilidade de que as pessoas pudessem voltar a suas casas. "A volta foi autorizada pela Defesa Civil Estadual, após ações que geraram aumento do grau de segurança da estrutura", afirmou a Vale no Twitter, citando a redução do nível de alerta.