Exame Logo

Ministra quer mais atenção da Petrobras para fornecedores nacionais

A Petrobras deverá olhar com mais atenção para as empresas nacionais quando fizer suas próximas licitações. Esse foi o recado dado pela ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, à diretoria da estatal em uma reunião na sede da empresa, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira. "Temos o compromisso social de geração de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

A Petrobras deverá olhar com mais atenção para as empresas nacionais quando fizer suas próximas licitações. Esse foi o recado dado pela ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, à diretoria da estatal em uma reunião na sede da empresa, no Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira. "Temos o compromisso social de geração de empregos e de renda no país", disse Dilma. "Não podemos continuar importando máquinas, plataformas e navios, como a Petrobras vinha fazendo."

A ministra citou o exemplo dos Estados Unidos, onde, segundo ela, o governo privilegia a indústria nacional até na compra de alfinetes. "É preciso formular uma política de compras inteligente", disse ela. "Não vamos repetir os erros da política de informática protecionista da década passada."

Veja também

Dilma disse que o governo deve rever também sua política de financiamento para os fornecedores. "Não se pode, como fez o governo anterior, financiar quem não gera resultados no país", afirmou. A ministra disse que não foi por falta de dinheiro que fornecedores nacionais deixaram de ser financiados. "O BNDES poderia ter ajudado. Se ele deu recursos para a compra das estatais, poderia ter emprestado para nossas empresas."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame