EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.
Ao mesmo tempo em que as expectativas do mercado com a inflação crescem, as previsões para a taxa básica de juros se mantêm inalteradas. Segundo o relatório do Banco Central (BC), as instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic em maio e aumento nos preços.
A projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, utilizado para balizar as metas de inflação com o Fundo Monetário Internacional, chegou a 6,21% para 2004 - acima dos 5,5% acertados com o FMI. As projeções para outros indicadores de preço - como o IGP-M e o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas - também subiram no relatório divulgado nesta segunda-feira (26/4), pelo BC.
No início do ano, o mercado esperava uma redução da Selic mais acelerada em 2004. Um dos indicadores que mostra isso é o aumento da taxa média para o ano, que cresceu para 13,9%, enquanto, há quatro semanas, a média era 13,78% ao ano.
O relatório de mercado é divulgado toda segunda-feira pelo BC. Respondem aos questionários diários cerca de 90 bancos e empresas não-financeiras.