Economia

Mercado projeta inflação em alta e novo corte simbólico na Selic

Ao mesmo tempo em que as expectativas do mercado com a inflação crescem, as previsões para a taxa básica de juros se mantêm inalteradas. Segundo o relatório do Banco Central (BC), as instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic em maio e aumento nos preços. A projeção do Índice de Preços ao […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h39.

Ao mesmo tempo em que as expectativas do mercado com a inflação crescem, as previsões para a taxa básica de juros se mantêm inalteradas. Segundo o relatório do Banco Central (BC), as instituições financeiras esperam corte de 0,25 ponto percentual na Selic em maio e aumento nos preços.

A projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, utilizado para balizar as metas de inflação com o Fundo Monetário Internacional, chegou a 6,21% para 2004 - acima dos 5,5% acertados com o FMI. As projeções para outros indicadores de preço - como o IGP-M e o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas - também subiram no relatório divulgado nesta segunda-feira (26/4), pelo BC.

No início do ano, o mercado esperava uma redução da Selic mais acelerada em 2004. Um dos indicadores que mostra isso é o aumento da taxa média para o ano, que cresceu para 13,9%, enquanto, há quatro semanas, a média era 13,78% ao ano.

O relatório de mercado é divulgado toda segunda-feira pelo BC. Respondem aos questionários diários cerca de 90 bancos e empresas não-financeiras.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Lula pede solução de contradições de europeus para acordo com Mercosul

Crescimento econômico da China desaponta e pressiona Xi Jinping

Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,25% em maio, após estabilidade em abril

Mais na Exame