Exame Logo

Mercado espera queda em todos os índices de inflação

O relatório semanal de mercado divulgado pelo Banco Central sinaliza que os analistas não têm mais dúvida sobre a queda da inflação. O levantamento desta segunda-feira mostra que a perspectiva é de queda nas projeções para a inflação anual em todos os índices avaliados. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

O relatório semanal de mercado divulgado pelo Banco Central sinaliza que os analistas não têm mais dúvida sobre a queda da inflação. O levantamento desta segunda-feira mostra que a perspectiva é de queda nas projeções para a inflação anual em todos os índices avaliados. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mede a inflação para o consumidor final ficou em 12,28%, contra os 12,39% da semana anterior. O IPCA é utilizado para balizar as metas de inflação acertadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Apesar de pequenas, as projeções de recuo da inflação foram generalizadas. O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) passou de 11,47 para 11,23%. O mercado também estima queda para a cotação do dólar, o que tira a pressão sobre os custos de produção de vários setores da economia que dependem da importação e têm preços de suas matérias-primas e insumos vinculados ao dólar. A cotação da moeda americana passou de 3,40 reais para 3,30 reais.

Veja também

Seguindo a tendência de baixa, o mercado também projetou queda para a inflação no atacado. As expectativas para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, recuaram na última semana de 14,98% para 14,24%. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), também da FGV passou de 14,32% para 13,91%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame