Economia

Mercado de crédito tem cenário ruim no curto prazo

Para os analistas do BBV Banco, os dados sobre juros e spread bancário divulgados ontem (28/4) pelo banco Central são preocupantes para o curto prazo. A inadimplência aumentou para pessoas físicas e jurídicas, os prazos médios da carteira de crédito do sistema continuam em forte queda e os juros subiram. Estes fatores apontam para um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h26.

Para os analistas do BBV Banco, os dados sobre juros e spread bancário divulgados ontem (28/4) pelo banco Central são preocupantes para o curto prazo. A inadimplência aumentou para pessoas físicas e jurídicas, os prazos médios da carteira de crédito do sistema continuam em forte queda e os juros subiram. Estes fatores apontam para um enfraquecimento do mercado de crédito, que está debilitado desde o segundo semestre do ano passado.

A principal conseqüência da deterioração deste mercado - além do aumento do spread bancário para 47,2% - é a falta de dinheiro disponível para crédito. Nos primeiros três meses do ano, o estoque aumentou apenas 0,6%.

Com isso, diz o relatório do BBV, as condições de crédito pouco favoráveis "incita uma dinâmica que favorece novos incrementos na taxa de inadimplência no curto prazo." Por isso, os analistas esperam piora no quadro do mercado de crédito neste período. No médio prazo, entretanto, as expectativas são mais animadoras. A possibilidade de queda do dólar e nos índices de inflação "abrirão espaço para redução de juros ao longo do segundo semestre de 2003."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Haddad e Rui Costa discutem medidas fiscais: 'Vamos colocar a mão na massa', diz chefe da Casa Civil

Comércio exterior brasileiro fecha 2024 com superávit de US$ 74,5 bilhões, segundo maior da história

‘A prioridade, agora, é votar o orçamento’, diz Haddad

Análise: Projeção de juros vai a 15%, mas expectativas para inflação seguem desancoradas até 2027