Exame Logo

Mercado aguarda inflação, Copom, CPMF e Vale

O mercado brasileiro passa por uma quarta-feira agitada, na expectativa de diversos indicadores econômicos, como inflação e taxa de juros, que serão anunciados ao longo do dia. Pela manhã, foi divulgado o IPC-Fipe que ficou em 0,30% na segunda prévia de fevereiro. Na primeira quadrissemana do mês, o índice ficou em 0,34%. A explicação para […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

O mercado brasileiro passa por uma quarta-feira agitada, na expectativa de diversos indicadores econômicos, como inflação e taxa de juros, que serão anunciados ao longo do dia.

Pela manhã, foi divulgado o IPC-Fipe que ficou em 0,30% na segunda prévia de fevereiro. Na primeira quadrissemana do mês, o índice ficou em 0,34%. A explicação para a queda viria das pressões sazonais.

Veja também

À tarde será anunciada a segunda prévia do IGP-M. Na primeira prévia do mês, o índice teve deflação de 0,16%. Os analistas acreditam em uma nova queda no anúncio de hoje.

A grande expectativa fica para a taxa de juros básica que será apresentada ao final do dia pelo Copom (Comitê de Política Monetária). O mercado continua apostando na manutenção da taxa, a 19% ao ano desde julho de 2001, fundamentado nos últimos índices de inflação.

As atenções também se voltam para a Câmara dos Deputados onde pode ocorrer ainda hoje a votação do projeto que dá continuidade à cobrança do CPMF até 2003. O prazo para a votação expira dia 18 de março.

Outros resultados que podem afetar diretamente os pregões do dia são o início da venda das ações ordinárias da Companhia Vale do Rio Doce e a queda no lucro do grupo Pão de Açúcar. A empresa anunciou nesta quarta-feira um lucro de 250,7 milhões de reais em 2001 -- uma queda de 24,5% em relação ao ano anterior.

No exterior, é aguardado o anúncio nos Estados Unidos do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) de janeiro. A expectativa é de crescimento de 0,2%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame