Exame Logo

Meirelles faz mudanças no BC com saída de diretores

Alexandre Schwartsman deixa a instituição e Sérgio Darcy vai para o conselho da Fundação Banco Central de Previdência Privada

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h21.

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, anunciou nesta quinta-feira (06/04) a troca de três diretores da instituição. Com a saída de Alexandre Schwartsman da diretoria de Assuntos Internacionais e a de Sérgio Darcy da pasta de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Meirelles trouxe dois novos nomes ao BC e deslocou um diretor para as vagas abertas.

Schwartsman deixa o BC por iniciativa própria, por desejo de voltar à iniciativa privada. Para seu lugar foi indicado Paulo Vieira da Cunha, de 58 anos, professor visitante do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Vieira já atuou como diretor-gerente de pesquisa e economista-chefe para a América Latina do HSBC Securities, em Nova York, onde também trabalhou como vice-presidente sênior e economista sênior para a América Latina do grupo financeiro Lehman Brothers. Antes passou pelo Banco Mundial, no qual trabalhou como economista-chefe e vice-diretor para o México, e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (Ipea), como pesquisador sênior.

Veja também

Sérgio Darcy ocupará nova responsabilidade como presidente do Conselho de Administração da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus). Para a diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro irá Alexandre Antônio Tombini, hoje responsável pela área de Estudos Especiais. Na vaga deixada por Tombini deve entrar Mário Magalhães Carvalho Mesquita, 40 anos, economista-chefe para a América Latina do Banco Real. Mesquita ocupou o posto de economista-chefe no Banco ING, em São Paulo, e foi também economista do Fundo Monetário Internacional, em Washington, Estados Unidos. Tanto o nome de Mesquita quanto o de Vieira foram encaminhados por Meirelles ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprovação.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame