Economia

População exigirá inflação sob controle, diz Pedro Malan

Ex-ministro da Fazenda disse que população brasileira exigirá de qualquer governo a obrigação de preservar a inflação sob controle


	Ex-ministro Pedro Malan: economista disse que desde o lançamento do Plano Real "temos a inflação relativamente civilizada"
 (MARCIO FERNANDES)

Ex-ministro Pedro Malan: economista disse que desde o lançamento do Plano Real "temos a inflação relativamente civilizada" (MARCIO FERNANDES)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 21h25.

Rio - O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, que atuou durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC), afirmou nesta quarta-feira, 30, que a população brasileira exigirá de qualquer governo a obrigação de preservar a inflação sob controle.

"Eu espero não estar equivocado ao dizer que hoje a maioria esmagadora da população brasileira exigirá de qualquer governo minimamente responsável a obrigação de preservar a inflação sob controle, o que significa a preservação do poder de compra, do salário, do poder aquisitivo", disse, durante o debate Vinte Anos Depois do Real: O Debate Sobre o Futuro do Brasil, realizado na Casa do Saber, no Rio.

Malan afirmou também que desde o lançamento do Plano Real "temos a inflação relativamente civilizada". O fim da hiperinflação, relembra, era a urgência do momento.

O ex-ministro destaca que o fim da hiperinflação abriu uma enorme agenda, do desenvolvimento econômico, social e político, "que continua conosco e vai estar conosco nos próximos 20 anos".

"Antes éramos vistos como um País meio bêbado, meio drogado, sem condição de entender a natureza dos seus problemas. Depois da hiperinflação derrotada, pudemos começar a encarar de frente os nossos inúmeros e inegáveis problemas não só da área macroeconômica, mas de várias outras áreas da economia. E é neste processo que estamos desde então", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosInflaçãoPreços

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame