Economia

Maioria da população acha que a inflação vai subir

São Paulo, 2 de abril (Portal EXAME) A maioria da população brasileira acredita que a inflação vai aumentar neste ano. Segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 61% dos entrevistados esperam uma alta generalizada dos preços. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro, esse índice era de 55%. O número de pessoas que acredita que o desemprego […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

São Paulo, 2 de abril (Portal EXAME) A maioria da população brasileira acredita que a inflação vai aumentar neste ano. Segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira, 61% dos entrevistados esperam uma alta generalizada dos preços. Na pesquisa anterior, realizada em dezembro, esse índice era de 55%.

O número de pessoas que acredita que o desemprego vai crescer também é maioria: 56%. Na pesquisa de dezembro, eram 43%. Quanto à renda dos trabalhadores, o pessimismo também cresceu. Hoje, 29% dos entrevistados acreditam que ela vai diminuir, enquanto 22% tinham essa estimativa em dezembro.

Como conseqüência desse cenário, a população pretende comprar menos neste ano e evitar o crediário. Na pesquisa divulgada hoje, 35% afirmam que planejam diminuir suas compras. Em dezembro, 34% apresentaram essa intenção. A possibilidade de poupança também é descartada pela maioria, 64%; em dezembro, eram 60% que pensavam assim.

Diante dessa conjuntura, 46% elegeram o combate à inflação como questão a ser prioridade no governo.

Mesmo vislumbrando um cenário futuro mais negativo que o atual, 75% dos entrevistados aprovam a administração do governo Lula nos seus três primeiros meses de mandato. A avaliação ótima ou boa foi dada por 51% dos entrevistados. Outros 36% consideram o governo regular e 7% o classificam como ruim ou péssimo.

Quanto à imagem do presidente, 80% disseram confiar nele.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada

Comitê do governo recomenda o encerramento do subsídio tributário para termelétricas