Exame Logo

Lula deve vencer com mais de 60% dos votos válidos, apontam pesquisas

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva deve vencer com mais de 60% dos votos válidos, segundo pesquisas divulgadas neste sábado pelo Datafolha e Ibope. A diferença entre o petista e o candidato do PSDB, José Serra, caiu levemente na última semana, o que aponta como quase certa a […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva deve vencer com mais de 60% dos votos válidos, segundo pesquisas divulgadas neste sábado pelo Datafolha e Ibope.

A diferença entre o petista e o candidato do PSDB, José Serra, caiu levemente na última semana, o que aponta como quase certa a vitória de Lula. Pelo Ibope, Lula oscilou de 65% para 62% dos votos válidos; Serra subiu de 35% para 38%, uma diferença de 24 pontos, a menor apontada até agora pelo instituto. Na Do total de votos, Lula caiu de 60% para 58%, enquanto o tucano foi de 32% para 36%. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 2 mil pessoas em 143 municípios, é de 2,2 pontos percentuais.

Veja também

Pelo Datafolha, Lula deve vencer a eleição com 64% dos votos válidos, contra 36% de Serra. Em comparação com a última anterior, divulgada na quarta-feira, Lula caiu de 59% para 58%, enquanto o tucano subiu um ponto: de 58% para 59%.

Domingo dos candidatos

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, votou por volta de 10h30 da manhã em um colégio estadual em São Bernardo do Campo. "Este é o momento mais feliz de minha vida. Quero dedicar esta eleição ao povo sofrido do nosso querido Brasil, povo esse a que eu pretendo dedicar, se ganhar as eleições, os quatro anos de mandato", disse Lula na escola João Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, cidade da Grande São Paulo e seu berço político.

Vestindo uma camisa branca, Lula estava acompanhado de sua mulher, Marisa, e da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, as duas também de branco. Lula chamou as duas e deu as mãos a elas para posar sorridente para os fotógrafos, ao lado da urna, logo depois de votar.

Antes de votar, Lula comemorou seu aniversário no salão de festas de seu prédio em São Bernardo do Campo, em meio a militantes e cerca de 50 crianças, entre elas seu neto, sua mulher e alguns líderes do partido -- Marta Suplicy, o senador Eduardo Suplicy, o líder sindical Vicentinho, do candidato ao governo de São Paulo José Genoino e do vice dele, Luiz Marinho.

O presidenciável ganhou um bolo com seu nome e as crianças cantaram parabéns e a música de sua campanha, agitando estrelas vermelhas de isopor. Na porta do prédio, cerca de 400 populares, segundo a Polícia Militar, esperavam a saída de Lula, que distribuiu autógrafos, tirou fotos e cumprimentou dezenas de eleitores. As pessoas deram apoio a Lula gritando os slogans da campanha "Agora é Lula" e "Para um Brasil decente, Lula presidente".

O presidenciável José Serra, da aliança governista, pediu ao governador de São Paulo e candidato à reeleição Geraldo Alckmin que o acompanhasse enquanto votava na manhã de domingo, no Colégio Santa Cruz, zona oeste de SP.

O presidenciável e Alckmin acompanharam também o voto de Mônica, mulher do presidenciável tucano, na mesma escola.

Serra tentou, durante toda a campanha, colar a sua imagem à do governador paulista, que tem uma maior popularidade que o presidenciável e é o favorito ao governo paulista. Serra votou às 9h35, cerca de duas horas mais cedo do que no primeiro turno, demorando apenas 18 segundos para registrar sua escolha.

No Colégio Santa Cruz estão registrados cerca de 6.000 eleitores e no início da manhã nenhuma urna apresentou problemas. "O que quero pedir é que cada eleitor que já vota em mim consiga um voto mais", disse Serra, repetindo o bordão que usou durante toda a semana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame