Lula confirma morte de embaixador brasileiro em Bagdá
O presidente Luiz Inácio da Silva confirmou por volta das 14h30 desta terça-feira (19/8), na Granja do Torto, que o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, está morto. Ele foi vítima de um atentado terrorista nesta terça pela manhã. A ONU também confirmou a morte de Sérgio Vieira […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h33.
O presidente Luiz Inácio da Silva confirmou por volta das 14h30 desta terça-feira (19/8), na Granja do Torto, que o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, está morto. Ele foi vítima de um atentado terrorista nesta terça pela manhã. A ONU também confirmou a morte de Sérgio Vieira de Mello.
Vieira de Mello foi morto pela explosão que atingiu a sede da ONU em Bagdá, deixando pelo menos outros 15 mortos e 40 feridos. Após a explosão, equipes de resgate tentaram retirar o representante da ONU, que ficou presos nos escombros do prédio. Um porta-voz da ONU em Bagdá, Salim Lone, disse que a explosão ocorreu diretamente abaixo do escritório utilizado por Vieira de Mello. Um porta-voz militar americano disse que a explosão foi causada por um caminhão-bomba ou um carro-bomba e que provavelmente foi um ataque suicida.
Lula decretou luto oficial por três dias, em memória do representante especial da ONU no Iraque, "vítima da insanidade do terrorismo", disse o presidente. Em seguida, Lula pediu um minuto de silêncio aos presentes à Granja do Torto, onde foi realizada uma cerimônia de recepção ao presidente do Chile, Ricardo Lagos.
O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, emitiu uma nota afirmando que os responsáveis pela explosão no prédio da entidade em Bagdá deverão ser "levados à Justiça". Annan está na Europa, mas mantém contato direto com a sede da ONU em Nova York. A nota afirma ainda que todos na organização estão "chocados" com o ataque. O porta-voz, Fred Eckahrd, informou durante uma entrevista coletiva que não houve nenhum alerta ou ameaça de que o ataque pudesse ocorrer.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota condenando o ato terrorista que atingiu, nesta manhã, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bagdá (Iraque). É a seguinte a íntegra da nota:
O Governo Brasileiro condena veementemente o ato terrorista perpetrado hoje contra as instalações das Nações Unidas em Bagdá, que resultou em vários mortos e feridos.
O Presidente da República acompanha com grande preocupação o estado de saúde do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Iraque.
O Brasil rechaça todo ato de terrorismo e, em especial, aqueles dirigidos contra organizações que trabalham pela promoção da paz. Nesse sentido, é motivo de repulsa o fato de ter sido o Escritório das Nações Unidas em Bagdá escolhido como alvo de um atentado covarde, no momento em que presta serviços inestimáveis aos iraquianos e à comunidade internacional, conforme mandato conferido pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas .