EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h26.
São Paulo, 07 de julho (Portal EXAME) Os investimentos no setor energia, praticamente paralisados, ganharam um chamariz neste segundo semestre: o leilão de linhas de transmissão para oito estados. Segundo divulgou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 45 empresas, reunidas em consórcio ou individualmente, apresentaram na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), a documentação para participar do leilão que ocorre na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em 23 de setembro.
A transmissão é um segmento com regras claras e atraiu o interesse de empresas do Brasil, Itália e Espanha. As concessões destinam-se à construção, operação e manutenção de 1.787 quilômetros de novas linhas de transmissão da rede básica a serem construídas São Paulo, Paraná, Piauí, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais.
As novas linhas, que integram o planejamento estratégico do Governo Federal, irão reforçar a capacidade de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), e possibilitar a geração de cerca de 3.600 empregos diretos e outros oito mil indiretos em 144 municípios das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A Aneel analisará a documentação apresentada e, até o próximo dia 27, divulgará a lista dos pré-qualificados. Pelo cronograma do leilão, o depósito das garantias será feito pelas empresas pré-qualificadas até o dia 22 de setembro, também na CBLC. A assinatura dos contratos de concessão está prevista para o dia 30 de dezembro deste ano.