Economia

Juros dos bancos caem menos que a Selic

A taxa média de juros cobrada pelos bancos em dezembro foi de 45,8% ao ano valor menor que os 48% registrados em novembro. De acordo com os números divulgados nesta terça-feira (27/1), pelo Banco Central (BC), durante o ano passado os juros das instituições financeiras foram reduzidos em 5,2 pontos percentuais já que em dezembro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h23.

A taxa média de juros cobrada pelos bancos em dezembro foi de 45,8% ao ano valor menor que os 48% registrados em novembro. De acordo com os números divulgados nesta terça-feira (27/1), pelo Banco Central (BC), durante o ano passado os juros das instituições financeiras foram reduzidos em 5,2 pontos percentuais já que em dezembro de 2002 a taxa média foi de 51%.

No mesmo período, a taxa básica de juro (Selic), caiu 8,5 pontos percentuais.

O BC também divulgou hoje o spread bancário (o ganho dos bancos com a diferença entre as taxas de aplicação e de captação), que passou de 30,4% em novembro para 30% em dezembro. Na comparação com dezembro de 2002, a queda foi de 1,1 ponto percentual.

Em dezembro, o volume de crédito concedido pelos bancos com recursos livres (não direcionados) aumentou 17,7% - para 92,2 bilhões de reais -, segundo o mesmo relatório do BC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi