Exame Logo

Ipea alerta para aumento da inflação nos próximos meses

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) alertou para a elevação do núcleo de inflação em março em 0,69%. Em fevereiro, o aumento havia sido bem menor (0,45%). Na nota de conjuntura divulgada nesta sexta-feira (16/4), o instituto aponta uma tendência de alta que, se for mantida, poderá influenciar na taxa inflacionária no final do […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) alertou para a elevação do núcleo de inflação em março em 0,69%. Em fevereiro, o aumento havia sido bem menor (0,45%). Na nota de conjuntura divulgada nesta sexta-feira (16/4), o instituto aponta uma tendência de alta que, se for mantida, poderá influenciar na taxa inflacionária no final do exercício.

Segundo José Eduardo Velho, consultor do IPEA, é preocupante a hipótese de o núcleo subir até um patamar de 0,76% ou 0,80%. O núcleo da inflação (cálculo que exclui os aumentos de preços sazonais ou circunstânciais provocados por fatores temporários) sinaliza a tendência dos preços. "Se o núcleo for alto e os juros continuarem em queda, isso dará um sinal para os analistas de que o Banco Central já está aceitando uma inflação maior do que a meta no final do ano", afirmou. O economista diz que o mercado previa uma queda da inflação em março para até 0,40% ou 0,42%, mas não esperava uma volta do aumento do núcleo.

Veja também

O consultor afirmou que o Ipea endossa a posição de que o BC vai cumprir a meta de inflação. Destaca, no entanto, que não significa necessariamente que será a meta central de 5,5% para 2004. O consultor adverte que, se a taxa de juros seguir em declínio e o núcleo de inflação em alta, isso poderá sinalizar que a meta irá para 6,2%.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame