Exame Logo

Inflação em SP é a menor desde julho do ano passado

IPC da Fipe mostra desaceleração dos preços no município de São Paulo e o IGP-DI recua 0,15 ponto percentual. Resultados reforçam;sazonalidade do pico de inflação no início do ano

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h55.

A inflação registrada em março no município de São Paulo foi a menos desde julho do ano passado, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Índice ficou em 0,12%, contra o 0,08% negativo marcado na metade de 2003.
A própria Fipe chegou a estimar uma taxa de inflação bem acima da verificada: 0,25%. Boa parte dos analistas do mercado também esperava algo em torno dos 0,26%.

O resultado do IPC de fevereiro havia sido de 0,19%. Em janeiro, 0,65% e, no último mês do ano passado, 0,42%. Isso significa que o pico de inflação registrado no início do ano foi mesmo sazonal, pressionado principalmente pelos preços relacionados à educação.

IGP-DI

Veja também

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas,  também mostro desaceleração nos preços em março. A variação de 0,93% ficou abaixo da registrada em fevereiro (1,08%) e um pouco acima das expectativas dos analistas financeiros consultados pela pesquisa Focus do Banco Central (0,81%).

No primeiro trimestre, o IGP-DI acumula alta de 2,84% e, nos 12 meses encerrados em março, de 4,94%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame